Faremos aqui um resumo sobre as danças ministradas no evento. Mais informaçoes, fotos e vídeos: www.swingetc.blogspot.com
Balboa
Balboa
Muitos historiadores afirmam que a dança era uma derivação do Foxtrot, outros acreditam que evoluiu a partir de Charleston ou Collegiate shag. Ela surge por volta de 1920 e ganha fama nos anos de 1930. O nome "Balboa" é derivado do “Balboa Península” em Newport Beach, Califórnia.
Existem 2 formas diferentes de Balboa:
Existem 2 formas diferentes de Balboa:
Balboa (puro)O Balboa (puro) é dançado apenas na posição fechada, por ter se desenvolvido em cidades muito conservadoras e com espaço limitado para dançar. Algumas das prefeituras tinham regras rígidas para as danças e/ou códigos de condutas que proibiam os chutes selvagens do Charleston e outras danças exuberantes. Sua característica é a postura ereta e não é permitida a separação dos parceiros que deveriam manter contato através do tórax em todos os movimentos. É uma dança bastante simples e de movimentos econômicos, sendo bem adaptada ao rápido andamento musical.
Bal Swing
Depois de um tempo, alguns dançarinos começaram a introduzir variações que quebravam a regra de dançar “peito no peito”. Nesta forma vale tudo: giros, quedas e até mesmo os passos aéreos. Todas estas coisas seriam permitidas desde que o estilo geral permanecesse fiel ao espírito da dança original.
Charleston
Dança de origem incerta que pode ser rastreada até as comunidades negras que viviam numa ilha perto da costa de Charleston, na Carolina do Sul, por volta de 1903.
Inicialmente dançava-se Charleston ao som do Ragtime-Jazz, mas só se tornou popular ao ser dançado na Broadway em 1923, com a canção "The Charleston" escrita por James P. Johnson.
O Charleston podia ser dançado sozinho, com um parceiro ou em grupo, mas ficou conhecido na figura das “Flappers” (Mulheres que dançavam agitando os braços e caminhando como pássaros).
Em 1926 uma dança chamada "Black Bottom" tornou-se febre e sumariamente substituiu o Charleston em dupla, que foi resgatado posteriormente pela Lindy Hop.
East Coast Swing
Fox Blue
Jive
Nasce nos anos de 1940, como uma variação alegre e desinibida, difícil e saltitante da swing dance.
É um estilo dançado em músicas de compasso 4/4. Os passos são derivados do country dance e muitos dos seus padrões básicos são semelhantes aos do East Coast Swing.
No “Ballroom dance”, ela é uma das cinco danças latinas internacionais, e é dançada m uma velocidade de 44 compassos por minuto.
É um estilo dançado em músicas de compasso 4/4. Os passos são derivados do country dance e muitos dos seus padrões básicos são semelhantes aos do East Coast Swing.
No “Ballroom dance”, ela é uma das cinco danças latinas internacionais, e é dançada m uma velocidade de 44 compassos por minuto.
Lindy Hop
O Lindy Hop nasceu no Harlem, em New York City, no final dos anos de 1920. É uma fusão de várias danças que o precederam (entre elas o Texas Tommy, a Breakaway e o Charleston), Nele podemos facilmente perceber as origens negras na postura dos dançarinos, sempre orientada para o chão.
Floorsteps e AirstepsA primeira geração de Lindy Hoppers era liderada por George "Shorty" Snowden, quem provavelmente batizou a dança em homenagem ao aviador Charles Lindbergh (The Lucky Lindy) que “saltou” sobre o Atlântico em 1926, num vôo sem escalas New York – Paris, daí surgiu o termo Lindy (de Lindbergh) e Hop (saltar/pular).
Eles dançavam num canto ao lado esquerdo do Savoy conhecido como a “esquina”. Em pouco tempo começaram a buscar trabalho profissional e por esse motivo uma grande parte da dança teve seu desenvolvimento fora do Savoy.
Diante disso, Frankie Manning convenceu a gestão do Savoy a investir na volta do Lindy Hop para o interior do salão. Com isso, abriu o caminho para os membros de uma nova geração de Lindy Hoppers, tendo como sua principal característica e criação os "Airsteps", no salão de baile. Frankie Manning com sua partner, Freida Washington, junto com outros dançarinos faziam exibição na frente dos boxes VIPs para o entretenimento das muitas celebridades que iam ao Savoy para ver um grande show de música e dança.
Eles dançavam num canto ao lado esquerdo do Savoy conhecido como a “esquina”. Em pouco tempo começaram a buscar trabalho profissional e por esse motivo uma grande parte da dança teve seu desenvolvimento fora do Savoy.
Diante disso, Frankie Manning convenceu a gestão do Savoy a investir na volta do Lindy Hop para o interior do salão. Com isso, abriu o caminho para os membros de uma nova geração de Lindy Hoppers, tendo como sua principal característica e criação os "Airsteps", no salão de baile. Frankie Manning com sua partner, Freida Washington, junto com outros dançarinos faziam exibição na frente dos boxes VIPs para o entretenimento das muitas celebridades que iam ao Savoy para ver um grande show de música e dança.
Rock
O inicio
O Rock emergiu desde a metade dos anos 50 para se tornar a maior música popular dos EUA, da Europa e posteriormente de todo o mundo. Seus estilos impedem uma definição rítmica, talvez a única coisa que una todo o rock seja a ênfase dada à marcação.
Sua fonte primária foi o rhythm’n blues, um idioma popular para combinar elementos do blues urbano (na estrutura estilo vocal, com guitarrra elétrica amplificada), da música gospel (nos acompanhamentos de piano e harmonia de vocais) e do Jazz (nos solos de saxofone). O R&B começou a ganhar popularidade no final dos anos 40.
Paralelamente, os produtores de discos observando o crescente sucesso do R&B e do Rock ‘Roll, até então lançados somente para os discos “race” passam a criar “covers” brancos, versões mais polidas das mesmas canções dos artistas negros, visando atingir o público branco.
Isso acabou por trazer ao emergente Rock’Roll o seu lado branco, formado pelo Country, o Western e a música popular. Ainda hesitante como novo ritmo, supostamente ainda negro, o público branco elegeu “Rock aroud the clock" (Bill Halley and the Comets) , como o primeiro sucesso do Rock’Roll.
Na verdade o tema já tinha sido apresentado sem maiores conseqüências em disco, porém atingiu seu maior sucesso ao ser incluído no filme “Blackbord Jungle” (Sementes da violência) e foi a ponta do iceberg que estava por vir. Halley por sua vez também não era nenhum galã e vinha de uma carreira apenas razoável no Country e no Western. Com o inesperado sucesso, liderou por um tempo a revolução dos padrões que se iniciava aparentemente sem nenhum líder, mas obviamente movida pela energia do Rock’Roll. Com um ritmo dançante e uma mensagem musical simples e direta, este novo estilo agradou imensamente a juventude da época.
O Rock emergiu desde a metade dos anos 50 para se tornar a maior música popular dos EUA, da Europa e posteriormente de todo o mundo. Seus estilos impedem uma definição rítmica, talvez a única coisa que una todo o rock seja a ênfase dada à marcação.
Sua fonte primária foi o rhythm’n blues, um idioma popular para combinar elementos do blues urbano (na estrutura estilo vocal, com guitarrra elétrica amplificada), da música gospel (nos acompanhamentos de piano e harmonia de vocais) e do Jazz (nos solos de saxofone). O R&B começou a ganhar popularidade no final dos anos 40.
Paralelamente, os produtores de discos observando o crescente sucesso do R&B e do Rock ‘Roll, até então lançados somente para os discos “race” passam a criar “covers” brancos, versões mais polidas das mesmas canções dos artistas negros, visando atingir o público branco.
Isso acabou por trazer ao emergente Rock’Roll o seu lado branco, formado pelo Country, o Western e a música popular. Ainda hesitante como novo ritmo, supostamente ainda negro, o público branco elegeu “Rock aroud the clock" (Bill Halley and the Comets) , como o primeiro sucesso do Rock’Roll.
Na verdade o tema já tinha sido apresentado sem maiores conseqüências em disco, porém atingiu seu maior sucesso ao ser incluído no filme “Blackbord Jungle” (Sementes da violência) e foi a ponta do iceberg que estava por vir. Halley por sua vez também não era nenhum galã e vinha de uma carreira apenas razoável no Country e no Western. Com o inesperado sucesso, liderou por um tempo a revolução dos padrões que se iniciava aparentemente sem nenhum líder, mas obviamente movida pela energia do Rock’Roll. Com um ritmo dançante e uma mensagem musical simples e direta, este novo estilo agradou imensamente a juventude da época.
Com a decadência das Big Bands e o nascimento de um novo ritmo - o Rock”Roll, surge um nova dança. Na verdade era uma mistura da Lindy Hop, Jitterbug, Westcoast Swing e East Coast Swing, com uma nova “roupagem”.
Shim Sham
O "Shim Sham shimy” ou “Shim Sham" surgiu no final dos anos 1920, nos circuitos de Vaudeville. Originalmente era uma seqüência de “Tap dance” executada por seus dançarinos, no palco, ao final dos shows. Todos os músicos, cantores e bailarinos ficavam juntos no palco para fazer seu grande final: o Shim Sham. Os dançarinos de sapateado faziam suas variações enquanto os demais os acompanhavam.
Originalmente era chamado de “Goofus” por Leonard Reed e Willie Bryant, tratava-se de uma coreografia de sapateadores. Posteriormente foi para New York e ficou muito comum em Night Clubs.
Frankie Manning levou-o para o Savoy numa versão mais simplificada adaptada para os dançarinos que não sapateavam, ficando conhecida com “Savoy Shim Sham”
O Shim Sham animava a pista para os dançarinos de Swing junto às orquestras e nenhuma noite de dança era concluída sem ele. Diante deste pano de fundo, constata-se que não existe uma coreografia universal de "shim sham".Quando um grupo de pessoas faz o Shim Sham (especialmente um grupo de pessoas de diferentes cidades), os seus passos são muito semelhantes com algumas variações e até algumas improvisações.
Frankie Manning levou-o para o Savoy numa versão mais simplificada adaptada para os dançarinos que não sapateavam, ficando conhecida com “Savoy Shim Sham”
O Shim Sham animava a pista para os dançarinos de Swing junto às orquestras e nenhuma noite de dança era concluída sem ele. Diante deste pano de fundo, constata-se que não existe uma coreografia universal de "shim sham".Quando um grupo de pessoas faz o Shim Sham (especialmente um grupo de pessoas de diferentes cidades), os seus passos são muito semelhantes com algumas variações e até algumas improvisações.
O Shim Sham não costuma levar uma canção inteira. .Após o Shim Sham, todos seguem dançando o Lindy Hop até o final da música.
shim sham com o mestre Frankie Manning e Erin Stevens em uma coreografia de Willie Bryant e Leonard Reed
Swing Brasileiro (Soltinho)
West Coast Swing
É a dança oficial do estado da Califórnia, na costa oeste dos EUA. Surgiu por volta dos anos de 1940, como uma derivada do Lindy Hop, chamada inicialmente de "Swing Sofisticado" pelos sulistas. Caracteriza-se pela postura ereta dos dançarinos e a improvisação.Ela pode ser dançada praticamente em qualquer música de compasso 4/4, podendo a velocidade variar do muito lento ao muito rápido. Nas músicas mais lentas, a dança se torna mais sexy, um pouco menos ereta e a conexão "elástica" entre os parceiros é mais suave. Quando dançada em velocidade muito rápida, a postura dos parceiros se torna mais ereta e o "elástico" entre os dois já não é tão suave.